ATT 2015




No âmbito do projeto de Inovação Produtiva ATT2015, a ATT levou a cabo diversas atividades de inovação, no âmbito do produto, do processo, da organização, e do marketing. Este micro-site pretende divulgar as ações e os resultados ténicos/tecnológicos obtidos no âmbito destas mesmas atividades.





Componentes em materiais compósitos de carbono de matriz termoplástica para o setor automóvel

A resistência mecânica dos metais e materiais compósitos de fibras contínuas, associada à vantagem da capacidade de adaptabilidade e conformabilidade a novo design dos polímeros (termoplásticos), eliminando a necessidade de utilização de matéria-prima poluente, são algumas das razões que suportam as directrizes de desenvolvimento dos componentes híbridos para automóveis.

Objetivos Primários

Plano das Atividades de Inovação

Componente 1 : Estrutura Horizontal de Banco Automóvel

Componente 2 : Upper Cross Member




Micro-moldes

Na fabricação das zonas moldantes dos micromoldes (na reprodução dos microdetalhes) foram usadas as tecnologias microfresagem (µfresagem), microelectroerosão por penetração (µEDM - Micro Electric Discharge Machining) e LBM (Laser Beam Machining).

No que concerne a materiais para a fabricação de blocos moldantes para moldação por microinjecção, propriedades específicas são requeridas: boa maquinabilidade; aptidão para aplicações térmicas e engenharia de superfícies (tratamentos térmicos de superfície e revestimentos nano-estruturados); estabilidade dimensional e geométrica para uma ampla gama de temperaturas; resistência ao desgaste e à corrosão; alta dureza e tenacidade; condutibilidade térmica elevada; estrutura homogénea e isotrópica; e aptidão para polimento e texturização.

Microfresagem

LBM (Laser Beam Machining)




Moldação por sobre-injeção de materiais compósitos de matriz termoplástica

O mercado dos compósitos de matriz termoplástica de fibra contínua (CFRT - Continuous Fiber Reinforced Thermoplastics) tem gozado de um crescimento significativo nos últimos 5 anos e espera-se que continue a crescer. O sucesso dos CFRT's prende-se não só com o desenvolvimento de novos produtos a baixo custo, mas também com o desenvolvimento de aplicações específicas com enfâse nas necessidades dos clientes. As maiores barreiras à implementação destes materiais são a relativa inexperiência de fabrico e conhecimento dos materiais quando comparados com os compósitos de matriz termoendurecível.

Objetivos Primários

Molde 1 : Estrutura Horizontal de Banco Automóvel

Molde 2 : Upper Cross Member




Micro-moldação por injeção de pós metálicos e/ou cerâmicos (µMIM)

O PIM é um processo inovador para a produção de peças com forma complexa e precisão a partir de materiais metálicos e cerâmicos. O PIM combina a exibilidade de design da moldação por injecção de plásticos com a variedade de materiais usados nas pulverotecnologias. A tecnologia PIM é ideal para a produção em grandes quantidades de componentes funcionais complexos cuja aplicação requeira elevadas exigências nos materiais. A micro-moldação por injeção de pós metálicos e/ou cerâmicos (µMIM) leva esta tecnologia às micro-peças.

A Tecnologia

Molde de Estudo do Processo





Compete 2020